20 dez UFSC, UFPE e IFPE firmam contrato de Propriedade Intelectual com invenção que auxilia pessoas com limitação muscular dos membros superiores
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), junto com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) firmam contrato de regulamentação de titularidade e o reconhecimento mútuo de direitos e obrigações relativos ao uso, manutenção e regras gerais de licenciamento do ativo de propriedade intelectual.
O contrato é relativo à patente “Descascador manual para pessoas com limitação muscular e comprometimento articular dos membros superiores”, depositada em agosto de 2023, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR 10 2022 016722 2.
A invenção trata-se de um descascador manual de frutas e legumes, confeccionado – preferencialmente – por meio de processos de manufatura aditiva (impressão 3D), utilizando filamentos poliméricos e constituído por um corpo e uma lâmina bi facetada. O invento foi projetado para dar suporte às mãos na ação de descascar e/ou laminar frutas, legumes, frios e afins.
A ideia é que a invenção ofereça maior área de contato para as mãos do paciente, favorecendo a pega palmar, promovendo maior conforto e estabilidade na execução de atividades, uma vez que o esforço entre dedos e palma da mão diminuem os impactos sobre as articulações. A utilização da impressora 3D no processo, permite fazer adaptações com medidas exatas, conforme a anatomia do usuário, além de vantagens de simplicidade do projeto, baixo custo, personalização das dimensões, maior conforto, estética, higiene e integridade dos tecidos das mãos dos usuários.
A invenção conta com pesquisadores das três instituições e, na UFSC, é desenvolvida pelo Núcleo de Gestão de Design & Laboratório de Design e Usabilidade do Programa de Pós-Graduação em Design do Centro de Comunicação e Expressão (Pós-Design/CCE). O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 26 de outubro de 2023.
Sorry, the comment form is closed at this time.