Programa de computador do departamento de enfermagem foca na análise de pacientes que precisam de cuidados intensivos e mobilização de recursos

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o registro de programa de computador “Covid-19 UTI Predictor”, na Revista de Propriedade Intelectual, em setembro de 2023. Depositado em setembro de 2023, pelo Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (NFR/CCS/UFSC), o web app foi criado a partir da linguagem de programação Python e executado no Streamlit.

Com foco na atuação no campo das ciências da saúde, o software auxilia na tomada de decisão de profissionais de saúde ao predizer os pacientes que têm maior probabilidade de necessitar de cuidados intensivos. Por meio da informação, é possível facilitar a mobilização de recursos materiais e humanos para o atendimento de cuidados críticos destes pacientes, auxiliando na gestão de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O programa de computador também pode ser integrado ao prontuário eletrônico do paciente e utilizado para auxiliar profissionais de saúde a verificarem a necessidade de leitos em UTI. Para os próximos passos, o software buscará também aferir a probabilidade de agravamento no quadro de pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis como diabete e hipertensão arterial sistêmica.

Para obter mais informações sobre o registro de programa de computador, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: nfr@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2023 002623 9.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.