Projeto da Mobway, em parceria com Laboratório da UFSC, foca em tecnologias de conectividade veicular e é selecionado para receber aporte de R$ 3 milhões

Com a participação do Laboratório de Integração Software Hardware da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da startup Mobway, um projeto para o desenvolvimento de tecnologia de processamento de dados de carros conectados foi aprovado na chamada pública Rota 2030 – Fundep. A iniciativa pioneira no Brasil visa contribuir para o avanço da conectividade veicular no setor automotivo brasileiro.

Como um programa destinado ao setor automotivo que apoia o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a eficiência energética e a qualidade dos automóveis, o Rota 2030 – Fundep faz parte da Chamada Pública de PD&I 01/2023. Aprovada na Linha VI – Conectividade Veicular, a proposta receberá um aporte de R$ 3 milhões e contará com a coordenação do professor Antônio Augusto Fröhlich, do Departamento de Informática e Estatística (INE) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSC.

Além dele, o projeto também terá a participação da FCA Latam (Fiat Chrysler Automobiles), Groupe PSA Brasil, Bosch Brasil, Renault Group, da Mobway e do Laboratório de Integração Software Hardware da UFSC.

O projeto busca desenvolver uma infraestrutura segura de big data automotivo em formato de data lake, capaz de agregar e processar grandes volumes de dados provenientes de diversas fontes relacionadas aos veículos conectados. Com duração prevista de 36 meses, a infraestrutura do projeto será fundamental para a criação de novas receitas e negócios para os parceiros. Com ele, será possível a aplicação de algoritmos de inteligência artificial e ferramentas de análise de dados em informações veiculares. Seu foco está em cenários de aplicação envolvendo inteligência artificial.

Com informações do Notícias da UFSC.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.