Invenção do Departamento de Ciências Farmacêuticas auxilia no controle de locais determinados como tecidos doentes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu a patente de invenção “Nanopartículas magnéticas com duplo revestimento para clareamento de ácidos nucléicos e moléculas polianiônicas in vitro e in vivo”, na Revista de Propriedade Intelectual, em outubro de 2023.

Desenvolvida pelo Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CIF/CCS/UFSC), em parceria com o Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a invenção visa a preparação de nanopartículas com alta estabilidade coloidal para o carregamento de ácidos nucléicos, que sejam eficientes na transfecção de células in vitro e in vivo, e que respondam ativamento ao estímulo do campo magnético.

Com aplicação direta tanto na indústria farmacêutica, quanto na de cosméticos, a responsividade destas nanopartículas irá permitir a acumulação controlada em locais determinados como tecidos doentes. A ideia é que estas sejam construídas para ter liberação controlada do material a ser carreada no sítio alvo, toxicidade negligenciável, alta estabilidade coloidal e biológica, além de eficiência para o escalonamento de produção e aplicação clínica.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: cif@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2015 021451 0.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.