Parceria EMBRAPII e BNDES busca projetos ligados à área de Bioeconomia Florestal. São mais de R$ 30 milhões disponíveis

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançou o Inova+. De fluxo contínuo, a parceria foca no apoio ao desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), através de recursos não reembolsáveis.

Startups, pequenas empresas e empresas industriais podem participar e seus projetos devem estar relacionados com a exploração econômica sustentável da biodiversidade amazônica, a partir de tecnologias aplicadas às cadeias de produção nativas.

A parceria prevê um total de R$ 30 milhões para o apoio dos projetos e estes devem estar entre os níveis de maturidade tecnológica (TRL) 2 – formulação de conceito tecnológico a 9 – pronto para o mercado. Como áreas temáticas podem participar projetos que contenham:

  • Sistemas Agroflorestais e Fruticultura: logística e conservação de alimentos, novos produtos alimentícios e desenvolvimento de cadeias certificadas;
  • Manejo não-madeireiro: beneficiamento e comercialização não-madeireira e qualidade da castanha;
  • Manejo Madeireiro Sustentável: acesso à secagem e à comercialização, novos polos de excelência de produtos acabados e semi-acabados;
  • Pesca e Aquicultura: melhores práticas de manuseio, desenvolvimento de subprodutos, alternativas à falta de frigoríficos, subprodutos do pirarucu (hidrolisados proteicos, farinha, etc.) e melhorias tecnológicas para beneficiamento do pescado;
  • Transversais: certificação, logística, conectividade, design, qualidade, automação e rastreabilidade;
  • Outras: indústria extrativa, fármacos, biofármacos, cosméticos, polímeros, têxteis e confecções, máquinas e equipamentos, produtos químicos, papel e celulose, borracha e plástico, tintas, pragas e doenças.

Na página da parceria é possível encontrar as Unidades EMBRAPII habilitadas para o recebimento de projetos na área de Bioeconomia Florestal. Acesse aqui e conheça cada uma delas.

Saiba mais sobre o Inova+ e a parceria com o BNDES.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.