Meninas e mulheres da ciência! Neste 8 de março, conheça as iniciativas da Sinova que promovem o protagonismo feminino na UFSC

O Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC) vem trabalhando ativamente na promoção da equidade de gênero e na ampliação de meninas e mulheres na ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Quando falamos em tecnologia, o cenário ainda é dominado por homens. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), nos últimos cinco anos (2015-2022) houve uma ampliação de 60% da participação feminina no setor tecnológico. Embora tenhamos um grande aumento, as mulheres ainda são apenas 12,3% da parcela do mercado.

Pensando em contribuir ainda mais com essa transformação no cenário acadêmico, a Sinova lançou a “Chamada nº 02/2023/PROPESQ/SINOVA”, em 2023. De fluxo contínuo, a chamada foca na ampliação do conhecimento das diversas ações que promovem a sensibilização, o engajamento e a permanência de meninas e mulheres na ciência.

O mapeamento, conduzido pelo Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI/UFSC), tem como coordenadores a professora Gertrudes Aparecida Dandolini e a Sinova. A iniciativa gerou a Rede Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo UFSC Mulheres (Rede Curie) que vem trabalhando no impulsionamento de ações, no compartilhamento de experiências e na contribuição para o protagonismo feminino.

Para homenagear este 8 de março, a Sinova apresenta algumas das iniciativas e projetos que fazem parte da Rede Curie.

Coletivo Feminino UFSC (Coordenação: Selene de Souza Siqueira Soares): A rede acolhedora promove o empoderamento feminino por meio de postagens informativas e a promoção de um lugar de fala para mulheres dentro do campus acadêmico.

  • Site: https://coletivofeminino.paginas.ufsc.br/
  • Redes sociais: https://www.instagram.com/coletivofem_ufsc/

Meninas na Tecnologia (Coordenação: Carlos M Sacchelli): O projeto visa apresentar e discutir o uso da tecnologia para alunas e professores/professoras de escolas do ensino fundamental e médio da cidade de Joinville e região, focando no incentivo ao ingresso nas áreas de ciência e tecnologia.

  • Site: https://ect.joinville.ufsc.br/meninas-na-tecnologia-2024/

Meninas na Ciência (Coordenação: Gabriela Kaiana Ferreira): O projeto estimula o interesse de alunas, meninas e mulheres, da educação básica pelas áreas de ciências exatas e tecnologia. Além disso, também incentiva a busca por profissões e carreiras científicas.

  • Site: https://meninasnaciencia.paginas.ufsc.br/
  • Redes sociais: https://www.instagram.com/meninasnaciencia_ufsc/

Meninas Digitais – UFSC (Coordenação: Luciana Bolan Frigo): O projeto visa desmistificar as áreas de engenharia, computação e suas tecnologias, para despertar o interesse de meninas do ensino fundamental e médio a seguirem carreira na área tecnológica.

  • Site: https://meninasdigitais.ufsc.br/
  • Redes sociais: https://www.instagram.com/meninasdigitaisufsc/

Sobre a Rede de Pesquisa Mulheres na Ciência UFSC – Rede Curie

A Rede Curie é uma organização sem fins lucrativos, vinculada ao Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua missão é promover o desenvolvimento de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão em dinâmicas de redes internas e externas de aprendizagem contínua, relacionadas à temática de meninas e mulheres na Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Quer continuar por dentro das iniciativas vinculadas à Rede Curie? Acompanhe o site da Sinova e as redes sociais para saber mais.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.