Coletivo Feminino da UFSC Blumenau promove visita a escolas para divulgação de jogo sobre mulheres cientistas

No dia 7 de maio, um projeto desenvolvido pelo Coletivo Feminino da UFSC Blumenau, que faz parte da Rede Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo UFSC Mulheres (Rede Curie), promoveu uma visitação a escolas de Blumenau (SC) para divulgação do jogo “Mulheres Cientistas”, para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e alunos(as) do ensino médio.

A Escola Municipal de Educação Básica Rodolpho Dornbusch, em Jaraguá do Sul, foi a primeira a receber o “Mulheres Cientistas” e trouxe atividades para as turmas do 8º ano da instituição. Coordenado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares e com a participação das professoras Ana Julia Dal Forno e Louise Reips, além de bolsistas e integrantes do Coletivo Feminino da UFSC Blumenau, o projeto visa a popularização da ciência para o público em idade escolar por meio de jogos analógicos.

O “Mulheres Cientistas” é um jogo semelhante ao jogo do mico e tem como objetivo a formação de pares, relacionando mulheres cientistas as suas maiores contribuições para a ciência. O mico é representado por uma carta com a frase “Ciência não é coisa de mulher”. No final da visita e após os estudantes utilizarem o jogo em sala, cada um recebeu um exemplar do jogo e um livreto informativo com as histórias das mulheres citadas.

Nos próximos meses as visitas continuam até que sejam distribuídas todas as 6 mil unidades dos jogos produzidos. Escolas que tenham interesse em receber o projeto podem entrar em contato pelo formulário disponível no site mulherescientistas.ufsc.br.

Participe das ações da SINOVA que impulsionam a participação feminina na ciência

A chamada nº 2/2023 busca ampliar o conhecimento sobre as diversas ações que promovem a sensibilização, o engajamento e a permanência de meninas e mulheres na ciência. Docentes e técnicos-administrativos(as) podem preencher o formulário, de fluxo contínuo, para o cadastramento de ações de fomento à participação de meninas e mulheres em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, tanto na pesquisa quanto na extensão, nas diversas áreas do conhecimento.

Rede Curie

A Rede Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo UFSC Mulheres (Rede Curie)  é uma iniciativa que vem trabalhando no impulsionamento de ações, no compartilhamento de experiências e na contribuição para o protagonismo feminino. Com iniciativas e projetos em seu portfólio, a rede é focada na ampliação do protagonismo feminino na academia e nas áreas de tecnologia, ciência e inovação. Acesse algumas iniciativas que fazem parte da rede aqui.

Com informações da UFSC Blumenau.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.