24 jul Parceria entre UFSC e Ministério Público apresenta painel que usa IA para investigação de fraudes
Na segunda-feira, 8 de julho, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), anunciaram o primeiro protótipo do Painel Inteligente Integrado Céos – Dados de licitações. A ferramenta, desenvolvida por meio de soluções em inteligência artificial (IA), tem como foco o aprimoramento do trabalho das Promotorias de Justiça nas investigações de abertura do II Workshop do Projeto Céos, realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
O Céos é uma das iniciativas do MPSC pré-habilitadas para concorrer ao Prêmio CNMP, do Conselho Nacional do Ministério Público, que identifica, premia e dissemina projetos e programas bem-sucedidos do MP brasileiro que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.
A ferramenta que vem atuando de forma experimental, tem como foco a detecção de fraudes e irregularidades em compras e contratações públicas, além de atuar em duas frentes: na extração automatizada de informação de documentos e na análise de dados de ocupação de leitos de UTI para descobrimento de padrões úteis para tomada de decisão. Os membros do MPSC têm à disposição um canal de comunicação para dar opiniões, sugestões e críticas relacionadas à ferramenta, buscando o desenvolvimento de um mecanismo que realmente faça a diferença no combate às práticas ilícitas em licitações no serviço público.
Sobre o projeto Céos
Em parceria com a UFSC, o projeto Céos: Inteligência de Dados para a Sociedade, auxilia na tomada de decisões inteligentes em domínios complexos do setor público. A iniciativa do MPSC, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, do Núcleo de Inovação, da Gerência de Ciências de Dados e Inovação e do Laboratório de Inovação do MPSC (iMPulsoLab), atua na fiscalização de atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, além de instruir os pesquisadores com informações relativas à atuação institucional.
Já a parte de elaboração dos estudos e desenvolvimento de tecnologias ficou a cargo da UFSC que, por meio de um convênio, disponibiliza sua estrutura e pessoal para a execução dos estudos. O convênio tem duração de 60 meses e foi assinado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, que intermediará o acordo durante sua vigência.
Com informações do MPSC.
Confira mais detalhes no Notícias da UFSC.
Sorry, the comment form is closed at this time.