13 ago Pedidos de patentes da UFSC apresentam inovações tecnológicas na área da saúde, segurança digital e transporte de substâncias
A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, em janeiro de 2024, os pedidos de patente de invenção “Dispositivo de captura e registro de posição natural da cabeça”, “Dispositivo de captura e registro de bradicinesia” e “Processo para assinatura e verificação de assinatura digital”. Além destes, também publicou o modelo de utilidade “Reparo tipo abraçadeira parafusada e soldada com parafusos rebaixados”. Confira abaixo as inovações propostas por cada um deles:
1- BR 10 2022 014550 4: Dispositivo de captura e registro de posição natural da cabeça
A invenção resolve o problema dos profissionais da odontologia que necessitam de um equipamento simples, barato, com um grau de qualidade relevante e de fácil acesso para o uso em avaliações, planejamento e tratamento de cirurgias bucomaxilofaciais.
O equipamento foi desenvolvido pelo Departamento de Computação do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (DEC/CTS/UFSC).
Inventores
- Christian Rossetto Cordeiro da Silva – Engenheiro de Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Emilio Werner – Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/CTS/UFSC).
- Juan Cassol – Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Luiz Fernando Gil – Professor do Departamento de Ciências Morfológicas do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (MOR/CCB/UFSC).
- Marcelo Daniel Berejuck – Professor do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/CTC/UFSC).
2- BR 10 2022 014539 3: Dispositivo de captura e registro de bradicinesia
Trata-se de uma solução simples e de baixo custo para o registro e captura de bradicinesia, um sintoma que gera lentidão nos movimentos, muito comum em quem tem mal de Parkinson. O dispositivo, utilizado no tornozelo, mede o tempo de movimento do paciente e envia os dados para um celular permitindo fácil acesso aos profissionais da área da saúde capacitados em avaliar e diagnosticar a doença.
A invenção foi concebida por pesquisadores do Departamento de Computação do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (DEC/CTS/UFSC).
Inventores
- Emilio Werner – Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação do do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/CTS/UFSC).
- Marcelo Daniel Berejuck – Professor do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/CTC/UFSC).
- Poliana Penasso Bezerra – Professora do Curso de Fisioterapia do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (CTS/UFSC).
3- BR 10 2022 012874 0: Processo para assinatura e verificação de assinatura digital
A patente se refere a um processo de assinatura de documentos digitais que aumenta a segurança dos documentos e, ao mesmo tempo, apresenta para o usuário interações mais simples das conhecidas atualmente, pois o usuário precisa apenas informar um documento para ser assinado e se autenticar, não sendo apresentado com interfaces e interações para emissão ou escolha de certificado digital, ou desbloqueio de chave privada.
O invento foi desenvolvido pelo Laboratório de Segurança em Computação do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (LabSEC/INE/CTC/UFSC), em co-titularidade com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
Inventores
- Frederico Schardong – Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
- Lucas Mayr de Athayde – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGCC/CTC/UFSC).
- Ricardo Felipe Custódio – Professor do Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/CTC/UFSC).
4- BR 20 2022 012828 1: Reparo tipo abraçadeira parafusada e soldada com parafusos rebaixados
A invenção refere-se a um reparo para ser utilizado e fixado em dutos de transporte de substâncias, como o petróleo. Muitas indústrias utilizam os dutos em seus processos de distribuição. No entanto, estes estão sujeitos aos mais variados tipos de defeitos como erros de projeto, fabricação ou desgaste natural. Todas essas situações podem comprometer a integridade dos dutos que devem ser inspecionados de forma criteriosa e periódica. O modelo desenvolvido possui novas funcionalidades que garantem que sua instalação seja considerada de caráter permanente sem necessidade de alterações futuras.
A solução foi produzida pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC) em cotitularidade com Petróleo Brasileiro S.A – Petrobrás.
Inventores
- Eduardo Alberto Fancello – Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC)
- Fabio de Castro Marangone – Engenheiro de Equipamentos na Petrobrás.
- Francisco Francelino Ramos Neto – Engenheiro no Centro de Pesquisas da Petrobrás.
- Giovani Dalpiaz – Engenheiro de equipamentos na Petrobrás.
- José Carlos de Carvalho Pereira – Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC).
- Laercio Meneses Silva Junior – Pesquisador no Laboratório Grante – Grupo de Análise e Projeto Mecânico do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (Grante/EMC/CTC/UFSC).
- Marcelo Torres Piza Paes – Engenheiro da Petrobrás.
- Maxmilian Mainardi – Engenheiro Mecânico na Petrobrás.
- Mateus Barancelli Schwedersky – Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC).
- Paulo de Tarso Rocha de Mendonça – Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC).
- Rafael Albino Bernardi – Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (POSMEC/CTC/UFSC).
- Régis Henrique Gonçalves e Silva – Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC).
- Ricardo Reppold Marinho – Engenheiro de Equipamentos na Petrobrás.
Sorry, the comment form is closed at this time.