03 set Sustentabilidade e Metrologia são focos de patentes de invenção da UFSC em maio de 2024
A Revista de Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou, em maio de 2024, a concessão da patente “Sistema de adequação da expansão de um feixe de luz em um interferômetro”. Além deste, divulgou os pedidos de patente de invenção “Processo de fabricação de compósito polimérico à base de conchas de moluscos funcionalizada com ácido graxo proveniente de resíduo de óleo vegetal para aplicação como pedra artificial”, “Reator de Pirólise para o Tratamento por Lote de Resíduos Urbanos” e “Reator de Pirólise para o Tratamento de Resíduos Urbanos“. Confira a seguir:
1- BR 10 2017 012742 7 Sistema de adequação da expansão de um feixe de luz em um interferômetro
A invenção tem por objetivo prover um sistema de adequação da expansão de um feixe de luz em um interferômetro onde a qualidade da furação da abertura do espelho oblíquo não interfira na qualidade das imagens captadas pela câmera. Além disso, também pretende prover um sistema de adequação da expansão de um feixe de luz em um interferômetro que evite tripla iluminação da superfície a ser avaliada.
A solução foi desenvolvida pelo Laboratório de Metrologia e Automatização do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (Labmetro/EMC/CTC/UFSC) em co-titularidade com a Petróleo Brasileiro S.A (Petrobrás).
Inventores
- Armando Albertazzi Junior – Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/UFSC).
- Eduardo Hwang – Pesquisador e Engenheiro de Equipamentos na Petróleo Brasileiro S.A (Petrobrás)
- Fabio Aparecido Alves da Silva – Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- João Carlos de Freitas.
- Matias Roberto Viotti – Doutor em Engenharia Mecânica Aplicada e Estruturas pela Universidad Nacional de Rosario e Pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Paulo Marcelo de Figueiredo Montes.
- Simon Ricardo Sanandres – Engenheiro de Terminais e Dutos Aposentado da Petróleo Brasileiro S.A (Petrobrás).
2- BR 10 2022 021653 3 Processo de fabricação de compósito polimérico à base de conchas de moluscos funcionalizada com ácido graxo proveniente de resíduo de óleo vegetal para aplicação como pedra artificial
Este invento refere-se a um processo de fabricação de compósitos poliméricos utilizados na produção de pedras artificiais. O processo envolve a funcionalização de conchas de moluscos com ácido graxo proveniente de resíduos de óleo vegetal. Esse ácido graxo é incorporado a uma matriz polimérica para formar o compósito. O material resultante é aplicado na fabricação de pedras artificiais, que podem ser usadas em diversos contextos, como utensílios de decoração e domésticos.
A solução foi desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em co-titularidade com a Universidade de Aveiro (UA), em Portugal.
Inventores
- Joana Queiroz de Mesquita Guimarães – Pesquisadora no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da Universidade de Aveiro (UA).
- Márcio Celso Fredel – Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Thamyres Hellen da Silva – Graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
3- BR 10 2023 011550 0 Reator de pirólise para o tratamento por lote de resíduos urbanos
A invenção diz respeito ao tratamento por lote de resíduos urbanos mediante pirólise e obtenção de biochar, gases de pirólise ou gases de síntese, bio-óleos e água. A pirólise é um processo eficiente e ecologicamente correto para o tratamento de resíduos urbanos. Nesse método, os resíduos são aquecidos em um ambiente sem oxigênio, resultando na produção de gases combustíveis, óleo e carvão vegetal (biochar).
A solução foi desenvolvida em co-titularidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Tarapacá (UTA), no Chile.
Inventores
- Camilo Francisco Flores Condori – Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Tarapacá (UTA).
- João Carvalho Dellacqua – Integrante do Laboratório de Tubos de Calor (Labtucal) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Lorena Del Pilar Cornejo Ponce – Professora Titular na Universidade de Tarapacá (UTA).
- Luis Hernán Rodríguez Cisterna – Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Marcia Barbosa Henriques Mantelli – Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Sorry, the comment form is closed at this time.