Atuação da SINOVA é destaque em Podcast

Inovação, empreendedorismo universitário e transferência tecnológica foram os temas debatidos por Juliana Corrêa, diretora em exercício do Departamento de Inovação (SINOVA) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no episódio 25 do Podcast Inovação 5.0, um projeto de extensão da UFSC, Campus Joinville, em parceria com a Rádio Joinville Educativa Cultural 105,1 FM. 

Ouça aqui o episódio completo.

Em conversa com  Saulo Novaes, host do podcast, Juliana falou sobre o papel da SINOVA no ecossistema de inovação da UFSC e do estado. O Departamento, que atua como NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), é o ambiente de inovação responsável por gerir a política de inovação da UFSC, e tem como missão ser a ponte entre a sociedade e o conhecimento produzido na universidade. 

Corrêa destacou as conexões realizadas com os diversos atores do ecossistema, como cooperações técnicas com instituições como Emerge, Sapienza, OAB e INPI para fomentar a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico. Além de parcerias externas como as realizadas com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Sebrae/SC, evidenciou também as parcerias internas com docentes e projetos para a formação de redes como: rede de inovação social,  rede de meninas mulheres na ciência, rede de startups, rede de ambientes maker e rede de ambientes de inovação. “Além disso, temos parceria com a Academy UFSC para sensibilizar sobre a temática e com o Linc Social para desenvolver a inovação social na UFSC. Estamos trabalhando bastante para fazer estas conexões”, ressalta. 

Durante o bate-papo também foram evidenciados os programas que atuam com empreendedorismo na UFSC como Doutor Mestre Profissional Inovador, primeira iniciativa no Brasil para auxiliar alunos de pós-graduação de programas profissionais na entrega do produto final, realizado em parceria com a Sapienza. Além dele, o SINOVA/UFSC Startup Mentoring, para desenvolver modelos de negócios de forma sustentável e inovadora. O Programa Usina de Jogos Analógicos, que expressa o conhecimento por meio de jogos, o Programa Acelera Equipes de Competição para apoiar equipes de competição da universidade, o Programa Match Multi, que atua buscando conexões de forma transdisciplinar, o Programa Parceria e Conexões, que visa resolver problemas de empresas públicas ou privadas com o conhecimento gerado na universidade e o  Prêmio Inova UFSC que valoriza ideias, projetos e soluções inovadoras produzidas por docentes, estudantes e equipes. 

Outro destaque da conversa são os números apresentados. Atualmente, a SINOVA possui um banco com 130 mentores que atuam nos programas de empreendedorismo e inovação e tem cerca de 800 ativos de PI protegidos. Além disso, atua em 7 pré-incubadoras na universidade e apoia o Grupo Via Estação Conhecimento na primeira incubadora de Empresa Juniores do Brasil.  

O bate-papo finalizou com as expectativas para o futuro. “Temos um projeto de ter uma célula da SINOVA em todas as unidades da UFSC formando um hub de inovação para divulgar as práticas e os programas e criar a UNIVERSINOVA”, diz.

Para saber mais, confira o episódio completo.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.