Programa de computador do Laboratório de Telemedicina da UFSC simula consultório virtual e auxilia na interação entre médicos e pacientes 

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou na Revista de Propriedade Intelectual, a concessão do programa de computador “Módulo Consultório Virtual – STT 2”, em outubro de 2024. Utilizando linguagens de front-end, back-end e de conhecimentos no geral, o programa de computador foi desenvolvido no Laboratório de Informática Médica e Telemedicina (LabTelemed) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O programa se baseia em um módulo que simula um consultório comum e possui acesso simplificado, por meio de um endereço permanente. O programa pode ser utilizado por profissionais da saúde para realizar atendimentos diretos a pacientes, além de oferecer orientação e triagem. Além disso, também permite o atendimento síncrono entre o profissional cadastrado no sistema e o paciente, a partir de seu credenciamento realizado pelo CADSUS (webservice do STT ao DATASUS).

As interações entre médicos e pacientes podem ocorrer tanto por chat, quanto por áudio e vídeo, conforme preferência do atendente. O programa possibilita anexar arquivos e registrar as atividades para acesso futuro. 
Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: contato@telemedicina.ufsc.br. Caso o interesse seja em utilizar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2024 003608 3.

No Comments

Post A Comment