SINOVA celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Conheça nossos serviços de suporte e inove com a gente!

No dia 26 de abril comemoramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Criada em 2000 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a data visa aumentar a conscientização sobre como os direitos de propriedade intelectual impactam na vida diária e quais as principais contribuições de inovadores para a melhora da sociedade.

Em consonância com a data, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conta com o Departamento de Inovação (SINOVA) que auxilia pesquisadores/as, inventores/as, bem como a comunidade UFSC, sobre informações de propriedade intelectual; parceiros para o desenvolvimento de novas ideias, produtos e serviços; transferência de tecnologias; além das documentações necessárias para cada caso.

Confira como a SINOVA pode te auxiliar.

Para Clarissa Stefani Teixeira, Diretora de Inovação da SINOVA, a data também reforça o importante papel da SINOVA no oferecimento de suporte técnico, jurídico e administrativo para a proteção de criações seja de patentes, a programas de computador, desenho industrial, indicações geográficas, entre outros.

“Queremos construir ambientes cada vez mais inovadores aqui na UFSC, por isso, a SINOVA busca trabalhar ativamente em todas as frentes, seja no suporte a pesquisadores, dentro dos centros, com eventos e palestras que fomentem o conhecimento acerca da área de propriedade intelectual. Nossa equipe também é ponto-chave neste auxílio. Com eles, conseguimos construir também uma rede de apoio de contato entre o departamento e toda a universidade” – finaliza.

A UFSC vem sendo destaque em diversos rankings que avaliam os depósitos e concessões de PI. Em 2022 e 2023, a universidade foi destaque entre os 50 depositantes residentes no INPI em patentes de invenção e em registros de programas de computador  em 2023. Saiba mais aqui.

Já entre os Ifes – Institutos Federais de Ensino Superior, a UFSC ocupa o 5º lugar como depositante, ficando atrás das federais de Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Brasília, e sendo a primeira do Sul. Ao todo, a UFSC conta com um total de 869 ativos, dos quais 535 (61,57%) são de titularidade 100% UFSC e 334 (36,43%) são em cotitularidade. Destes, os três destaques ficam a cargo das patentes de invenção com 509 ativos,  276 são registro de software e 59 são desenhos industriais. Outro dado que vale destacar são os centros da UFSC que mais depositam. O primeiro lugar fica com o Centro Tecnológico (CTC), seguido do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Você tem alguma tecnologia e/ou solução passível de proteção? Entre em contato com o time da SINOVA pelo e-mail: sinova@contato.ufsc.br

E se você quer ficar por dentro de outros indicadores da SINOVA, acesse o nosso site e confira mais detalhes aqui. Para os próximos meses, o time da SINOVA está preparando uma aba especial para apresentar os ativos da UFSC.

Não perca nenhum detalhe e continue acompanhando o site da SINOVA e as nossas redes sociais.

No Comments

Post A Comment