Laboratório de hidrogênio verde da UFSC vence Prêmio Nelson Firmino de obras institucionais

O Laboratório de Hidrogênio Verde do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Laboratório Fotovoltaica/UFSC), venceu a 2ª edição do Prêmio Nelson Firmino na categoria obras institucionais. A premiação foi promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL), em parceria com o Grupo Contramarco, que homenageia projetos inovadores do setor de esquadrias de alumínio.

O projeto da edificação que venceu, foi assinado pelas arquitetas Clarissa Debiazi Zomer, doutora e egressa do Laboratório Fotovoltaica, e Isadora Pauli Custódio, doutoranda no mesmo laboratório. A coordenação geral do laboratório é feita pelo professor Ricardo Rüther, do Departamento de Engenharia Civil da UFSC.

Com foco na eficiência energética e no aproveitamento máximo dos recursos sustentáveis, o prédio atua como um espaço e equipamento de pesquisa, e reúne sistemas fotovoltaicos integrados às fachadas e coberturas. Além disso, as tecnologias presentes no projeto permitem que o edifício opere de forma autossuficiente na produção de energia elétrica e hidrogênio verde.

Sobre o Prêmio Nelson Firmino

De formato bienal, o prêmio visa destacar projetos inovadores no setor de esquadrias de alumínio, envolvendo toda cadeia produtiva da construção civil, desde fabricantes a instituições de ensino. A premiação toma com alusão e homenagem o engenheiro Nelson Firmino, referência no setor, e reconhece iniciativas que aliam inovação, técnica e sustentabilidade na construção.

Com informações do Notícias da UFSC.

No Comments

Post A Comment