UFSC inaugura laboratório que impulsiona pesquisas e técnicas de Inteligência Artificial (IA)

No último dia 23 de abril, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugurou o Laboratório Virtual de Ensino, Extensão e Pesquisa (VLAB@UFSC). Equipado com o DGX H100, uma plataforma computacional que acelera o desenvolvimento de técnicas e aplicações de Inteligência Artificial (IA), o laboratório visa impulsionar pesquisas em diversas áreas do conhecimento, fomentar o ensino computacional na educação básica e superior, além de apoiar projetos de extensão.

Com financiamento oriundo da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a VLAB@UFSC foi apoiada pelo Brazilian Research Institute on Digital Convergence (INCoD), a Versatus HP e a Nvidia, empresa responsável pelo desenvolvimento do DGX H100.

Destaque em infraestrutura de IA, o DGX H100 maximiza a Computação de Alto Desempenho (HPC), e oferece a performance necessária para resolução de desafios com IA e aceleração de análise de dados e pesquisas. O laboratório ainda deve colocar a UFSC e o estado de Santa Catarina na corrida do desenvolvimento tecnológico e computacional, e da capacitação de profissionais em IA.

Além das áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o supercomputador impulsiona pesquisas em saúde, agronomia, linguagem, entre outras. O laboratório já reúne cerca de 30 projetos de extensão que utilizarão a infraestrutura do DGX H100 em suas atividades.

Com informações do Notícias da UFSC.

No Comments

Post A Comment