
16 set UFSC e INPI fomentam parceria estratégica durante o Startup Summit 2025
No dia 29 de agosto, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) firmaram um acordo para participação do INPI na revisão técnica de novos conteúdos com a temática de propriedade industrial (PI) desenvolvidos pela UFSC. A assinatura aconteceu no evento Startup Summit 2025, um dos maiores eventos nacionais voltados ao ecossistema de startups e a promoção de inovações tecnológicas.
Durante a cerimônia de assinatura estiveram presentes o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o chefe de Gabinete, Bernardo Meyer; a diretora do Departamento de Inovação da UFSC (SINOVA), Clarissa Stefani; e o presidente do INPI, Júlio César Moreira.
A assinatura do acordo marcou também o lançamento da segunda edição do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) 2025, ferramenta que faz o mapeamento e a avaliação do desempenho do país nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O documento é um instrumento estratégico para o desenvolvimento de políticas públicas que orientam investimentos e parcerias entre setores público e privado.
Clarissa Stefani Teixeira, Diretora de Inovação da SINOVA, o acordo será essencial para estreitar os laços entre UFSC e INPI. “A UFSC e a SINOVA estão trabalhando ativamente para o crescimento da área de propriedade intelectual na universidade. Algumas ações já estão em andamento como o Observatório e até o mapeamento de Empresas DNA-UFSC. Esperamos que, nos próximos anos, a área de inovação e empreendedorismo cresça ainda mais e mostre todo potencial de desenvolvimento da UFSC para o mercado e o mundo” – destaca.
Observatório UFSC possibilita a gestão de PI na Universidade
Para auxiliar na visualização e gestão de ativos de propriedade intelectual, a SINOVA conta com um Observatório que reúne as principais informações sobre os ativos desenvolvidos com e na UFSC. Ao todo são 869 ativos, divididos entre patentes de invenção, registro de software, desenho industrial, entre outros.
Na página é possível acessar dados como tipo de proteção, titularidade, título de patente, centros da UFSC, além dos licenciamentos, áreas de conhecimento e setor econômico, bem como ativos concedidos e ativos depositados.
Com informações do Notícias da UFSC.
No Comments