Programa VIA LAB-SPIN promove seminário e reúne laboratórios de pesquisa e CGU para falar sobre Conflito de Interesses na universidade

No dia 23 de outubro, aconteceu o 1º Seminário VIA LAB-SPIN: Inovação, Empreendedorismo e Conflito de Interesse, promovido pelo Programa de Aceleração de Laboratórios, Criação e Desenvolvimento de Spin-offs Acadêmicas (VIA LAB SPIN/UFSC). 

Os debates giraram em torno da atuação de servidores públicos como sócios de empresas e em projetos e parcerias institucionais. Outra pauta importante foram as regras que definem o conflito de interesses no ambiente universitário. O evento contou com a participação da Coordenadoria de Prevenção a Conflito de Interesses (CGU).

Ronaldo Barbosa, coordenador do VIA LAB-SPIN, destaca que o Programa tem proporcionado momentos de intenso aprendizado, além de conexões valiosas. “Estabelecer um ambiente para o necessário diálogo entre inovação, empreendedorismo, controle e integridade no setor público é fundamental para conectar a pesquisa de excelência à inovação de impacto”, comenta.  Ainda de acordo com Barbosa, “o Seminário foi um passo essencial para que a inovação e o empreendedorismo na UFSC construam um caminho eficiente, dinâmico, íntegro e juridicamente seguro”. O organizador do evento não esconde o seu entusiasmo: “Que venham os próximos encontros!”.

Julia Hromatka, do Laboratório de Materiais (LABMAT/UFSC), destaca que as discussões esclareceram “oportunidades e limitações para o exercício do empreendedorismo com responsabilidade”. Na sua avaliação, a presença da CGU proporcionou “informações oficiais e exemplos que tornaram a discussão ainda mais relevante e concreta”.

Para Tiago Frizon, Professor vinculado ao Laboratório de Materiais Avançados (LMA/UFSC), o evento contribuiu para delimitar práticas éticas e transparentes na relação entre pesquisa e mercado. “Iniciativas como essa reforçam o compromisso da UFSC em promover um ecossistema de inovação responsável, que integra ciência, ética e desenvolvimento sustentável”, observa.

Já Admir Giachini, Professor do Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (REMA/UFSC), acredita que o seminário contribuiu para dar segurança jurídica às atividades de docentes na UFSC. Segundo o pesquisador, “o acesso direto às informações sobre o que é permitido e o que é vedado pela lei quanto à atuação de servidores públicos em empresas privadas foi extremamente valioso. Obtivemos orientação prática capaz de traduzir a legislação em diretrizes aplicáveis ao dia a dia, o que é indispensável para fomentar uma cultura de inovação responsável e ética no setor público”.

Para mais informações, acesse o site da SINOVA e fique por dentro das novidades no site do VIA LAB-SPIN.

No Comments

Post A Comment