Em parceria com a UFSC Curitibanos, estudantes aperfeiçoam curativo com arnica e recebem prêmio na Febrace

Os estudantes do ensino médio do Colégio Bom Jesus Diocesano, da cidade de Lages, Emanuel Schumacher Pereira e Lucas de Oliveira Woehl, desenvolveram um curativo natural a partir da arnica da serra, planta comum na região por seu potencial cicatrizante e antibactericida. Como objeto de estudo da pesquisa realizada nas aulas de Iniciação Científica da escola, os estudantes apresentaram o projeto na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em São Paulo, em março de 2023, onde foram premiados.

Iniciado em 2019, o projeto contou com uma pesquisa teórica sobre a planta e recebeu o auxílio inicial da professora orientadora Chayanne Cristina de Souza. A partir de uma análise fitoquímica, os estudantes descobriram quais compostos da arnica da serra (Senecio oleosus) teriam potencial tanto para cicatrização quanto para evitar a proliferação de fungos e bactérias na região machucada.

Em 2022, o projeto foi aperfeiçoado em parceria com o campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a coorientação do professor Cristian Soldi. O orientador dos alunos e professor do Colégio Bom Jesus Diocesano, Daniel Marinho, explicou que com a UFSC foi possível realizar a análise fitoquímica do óleo essencial das flores e folhas da planta, o que confirmou as hipóteses levantadas na pesquisa.

Pensando em apresentar algo inovador, os alunos criaram um curativo em 3D no qual o óleo da planta pode ser utilizado na pele. Para os planos futuros, a equipe quer dar continuidade às pesquisas não somente com o curativo, mas também separar compostos que tenham poder de tratamento de outras doenças, bem como patentear a ideia inicial.

Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace)

Em março de 2023, Emanuel, Lucas e o professor Daniel participaram da Febrace. Os alunos foram premiados pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), pelo Instituto Butantan (Prêmio Inovação Júnior Hack Science), pelo Rochester Institute of Technology (de Rochester, nos EUA) – com direito a participação na Genius Olympiad, no mês de junho. A equipe também conquistou o segundo lugar na categoria “Ciências Biológicas” da Febrace e o professor Daniel recebeu a premiação de “Melhor Orientador do Estado de Santa Catarina”.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.