Florianópolis e UFSC são destaques na 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação

No dia 26 de setembro, o ecossistema de inovação de Florianópolis conquistou o primeiro lugar na categoria de Ecossistema de Inovação de Grande Porte, na 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Durante o ano de 2023, diversas instituições que compõem o ecossistema de inovação da capital catarinense uniram forças para formalizar a candidatura ao prêmio, tendo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como representante das Universidades.

Ao todo, foram mais de 13 mil inscrições e 264 finalistas. As especificações dos ecossistemas de inovação foram definidas por meio de critérios como: número de habitantes e PIB total dos municípios envolvidos, números de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), Universidades e número de Ambientes de Inovação existentes.

O prêmio também avaliou aspectos ligados à inovação, canais de comunicação, internacionalização, investimentos, talento, território, ambientes de inovação, além de interação entre os setores e capacidade tecnológica. Neste sentido, a Sinova contribuiu com informações relacionadas à temática e a atuação da UFSC nas áreas de inovação e empreendedorismo.

Conheça as disciplinas de inovação e empreendedorismo da UFSC.

Outro destaque da premiação foi a empresa Nanoscoping, spin-off da UFSC, que garantiu três prêmios: Inovação em Produtos para Pequenos Negócios, Práticas Inovadoras em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), e o reconhecimento de Pesquisadora Inovadora para Letícia Mazzarino, Doutora em Farmácia (UFSC) e em Ciência de Polímeros (Grenoble/França) e diretora de P&D na Nanoscoping.

Com informações do Portal Making Of e SC Inova.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.