14 nov Rede de NITs de Santa Catarina promovem encontro para eleição e fomento de novos projetos, em parceria com a Fapesc
Nesta segunda-feira (13), o Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC) participou da troca de gestão da rede de NITs de Santa Catarina. O evento, que aconteceu na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e contou com a participação do reitor, Dilmar Baretta, reuniu agências e núcleos de inovação que fazem parte da rede para decidir os próximos passos e destacar o apoio a projetos, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A presidência da rede de NITs se manteve na UFSC, sob a gestão da UFSC, com a UDESC, FURB e UNIVALI. Clarissa Stefani Teixeira, diretora de inovação da Sinova, destacou que o trabalho das universidades é essencial para alcançar grande potencial de referência. “Impulsionando essas parcerias, estamos à frente na produção de ciência e tecnologia em todo estado de Santa Catarina. A rede de NITs quer oferecer não só um futuro melhor, mas também a ampliação do capital intelectual de nossas instituições e do próprio acesso ao conhecimento para empresas e demais organizações externas.
Além dos NITs de Santa Catarina, o encontro também contou com a participação do presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. Discutindo as possibilidades de novos projetos com a Fundação, a reunião buscou também uma parceria que auxilia no fomento dos NITs do estado. Para isso, dados do Observatório de C,T&I de SC, que irá subsidiar os NITs SC, foram apresentados pelo professor Alexandre Moraes Ramos, visando a estruturação de novas cooperações.
Para o bloco final, uma eleição foi feita entre o grupo gestor, no qual a UFSC ficou na presidência da rede de NITs.
NITs da Rede Federal de Educação Superior de Santa Catarina
Visando aproximar as agências e núcleos de inovação do Estado, a rede foca no compartilhamento de boas práticas que auxiliem na mitigação dos desafios enfrentados pela inovação nas instituições públicas. Por meio de eventos, parceria, palestras e painéis, as discussões do grupo focam nos caminhos para a transferência de tecnologia, ferramentas de maturação de projetos, propriedade intelectual, startups, inovação e empreendedorismo.
Sorry, the comment form is closed at this time.