Robô desenvolvido por estudantes da UFSC Joinville representa a América do Sul em competição de robótica nos EUA

Estudantes do projeto de extensão Equipe Terra, do Departamento de Engenharias da Mobilidade, representaram a UFSC Joinville na RoboSub, uma competição de robótica na cidade de Irvine, na Califórnia, região Oeste dos Estados Unidos. A equipe foi a única representante da América do Sul no evento que aconteceu de 11 a 17 de agosto.

O robô, denominado Ivy, é um veículo autônomo subaquático (AUV) e possui a capacidade de detectar objetos em ambientes aquáticos devido à inteligência artificial. Além disso, Ivy é capaz de auxiliar em investigações da preservação de espécies e para a conservação ambiental; inspeção de embarcações sem que estas precisem estar em uma doca seca, e também pode atuar em locais de difícil acesso. Em versões que ainda estão por vir, Ivy será capaz de interagir com o ambiente coletando materiais com sua garra.

Por conta de problemas com uma bateria adquirida nos Estados Unidos, os estudantes pontuaram somente no critério de “atividade extra”. No entanto, os estudantes da UFSC alegaram a troca de conhecimento com equipes mais experientes, que ofereceram apoio durante o evento.

O projeto desenvolvido pelos estudantes, teve coordenação do professor Andrea Piga Carboni e contou com o apoio das professoras Anelize Zomkowski Salvi e Tamiris Grossl Bade. A Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) participou dando suporte financeiro.

Com informações do Notícias da UFSC.

No Comments

Post A Comment