17 jan UFSC e Petrobras inovam em método de inspeção de plataformas de petróleo que pode evitar acidentes
O novo modo de se realizar a shearografia foi patenteado em âmbito internacional no Brasil, Estados Unidos, China e Noruega
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Petrobras registraram em parceria uma patente de invenção para a verificação de defeitos em estruturas como plataformas de petróleo e prevenção de acidentes. A patente foi protegida em âmbito internacional também nos Estados Unidos, China e Noruega.
A inspeção é realizada através da shearografia, método que compara imagens de um objeto antes e depois de uma interferência, para identificar defeitos. Apesar de já ser uma prática conhecida, a invenção do Laboratório de Metrologia e Automatização (Labmetro) da UFSC inova ao inserir um prisma trifacetado que permite gerar três imagens simultâneas do objeto.
Os métodos utilizados hoje, usam apenas duas imagens. No modo como é feito hoje, é necessário interferência mecânica para a geração de novas imagens com ângulos diferentes. Ou seja, enquanto antes era preciso movimentar as ferramentas para fazer uma medição mais apurada, agora essas “movimentações” são realizadas de maneira ótica pelo prisma. São capturadas ao mesmo tempo imagens com o deslocamento que antes era mecânico.
A invenção permite inspecionar de maneira mais rápida, sem necessidade de interferência mecânica, com mais resolução e em lugares com maior interferência. De acordo com a patente, as medições podem ser até 24 vezes mais rápidas que o normal. Esse tipo de prática evita acidentes e permite prolongar o tempo de operação das estruturas.
O projeto surgiu de um termo de cooperação entre a UFSC e a Petrobras e contou com a participação de cerca de 20 pesquisadores vinculados ao Labmetro. A empresa de petróleo investiu mais de R$ 9,5 milhão no projeto, incluindo despesas para compra de equipamentos e remuneração de profissionais.
Sorry, the comment form is closed at this time.