20 jan Pesquisadores da UFSC criam exoesqueleto para auxiliar na autonomia e liberdade de pessoas com atrofia muscular crônica
A SINOVA efetuou o registro da tecnologia “Mecanismo reconfigurável estaticamente balanceado para aplicação em exoesqueletos” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A invenção mecânica desenvolvida pelo Laboratório de Robótica Aplicada Raul Guenther – LAR / EMC /CTC/UFSC, permite a compensação do próprio peso e do peso do membro superior, promovendo movimentos suaves e de esforço reduzido nos processos de flexão e extensão do ombro e cotovelo, combinados com a rotação do ombro.
Com o diferencial de atuar conjuntamente nos movimentos ligados aos ombros, braços e antebraços, a invenção permite maior autonomia e liberdade a pessoas portadoras de atrofia muscular crônica e perda de musculatura pela idade. Sua usabilidade pode ser implantada nos mais diversos mercados como o de tecnologia assistiva, fornecendo suporte a pessoas em processo de recuperação; na indústria, auxiliando colaboradores que sofrem de lesões por esforço repetitivo (LER), melhorando a ergonomia e produtividade; e no mercado militar, no manuseio de ferramentas e transporte de equipamentos.
Por ser um produto totalmente mecânico e sem componentes eletrônicos, a invenção conta com um baixo custo de fabricação e perspectivas de aprimoramento futuro que irão garantir ainda mais mobilidade para seus usuários.
Para obter mais informações acerca da tecnologia, os interessados podem entrar em contato com um dos pesquisadores através do e-mail: andrevictorette@gmail.com. Caso o interesse seja em comercializar o produto, envie um e-mail para a SINOVA em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2022 005822 9.
Sorry, the comment form is closed at this time.