Projeto desenvolvido pela UFSC e Codemge, com apoio da Feesc, auxilia na ampliação de tecnologias magnéticas para o Estado de Minas Gerais

Em uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com apoio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), o Estado de Minas Gerais passará a receber 62% dos ganhos econômicos relacionados ao MagChill, projeto de inovação em magnetismo desenvolvido em conjunto pelas instituições.

Com o objetivo de produzir um condicionador de ar operado por unidades de refrigeração magnética, as entidades assinaram um termo em agosto de 2023, o qual estipula a partilha dos rendimentos provenientes da propriedade intelectual do projeto. Todos os parceiros terão participação nos royalties das patentes referentes a unidade magnetocalórica e aos softwares desenvolvidos no âmbito do projeto.

Iniciado em 2018, o projeto de construção do MagChill é fruto de um acordo de cooperação entre a Codemge, o Laboratório de pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo UFSC) e a Feesc. Utilizando tecnologia magnetocalórica, o condicionador de ar atua por meio da aplicação de ímãs permanentes e refrigerantes sólidos à base de elementos de terras-raras.

Como resultado da cooperação, foi desenvolvido um protótipo do condicionador de ar, o mais avançado em refrigeração magnética na atualidade e já alcançou 65% da capacidade de refrigeração prevista, podendo ser aprimorado. O apoio da Codemge visa trazer para Minas Gerais parte do benefício de exploração da PI, estimulando o desenvolvimento tecnológico local e a pesquisa de ponta. 

Sobre o Polo UFSC

Com uma equipe multidisciplinar, o Polo UFSC é um laboratório de referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação em refrigeração e Termofísica. Ao longo de mais de três décadas, o laboratório estabeleceu uma tradição de excelência em projetos de pesquisa e desenvolvimento com o setor industrial, se tornando o maior laboratório da América Latina e um dos maiores do mundo no seu ramo de atuação.

Com informações da Agência Minas Gerais.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.