23 maio UFSC, Udesc e Unicamp firmam contrato de propriedade intelectual
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) firmaram contrato de Propriedade Intelectual referente ao programa de computador “DiagFAZ: Diagnóstico baseado na Zona Avascular Foveal da Retina”. O contrato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (18/05).
De acordo com os autores do programa de computador, a Retinopatia Diabética é uma das complicações mais frequentes em pacientes com quadros de diabetes tipo 1 e 2, além de ser a causa mais comum de deficiência visual e cegueira. O método ‘DiagFAZ’ é capaz de realizar a classificação de pacientes entre saudáveis ou retinopáticos, auxiliando em um possível diagnóstico precoce de doenças oculares de retina. Por ser totalmente automático, não realiza interpolações para se obter os possíveis contornos da zona avascular foveal, o que evita gerar comportamentos não existentes na imagem original.
O professor e pesquisador Alexandre Gonçalves Silva, do Departamento de Informática e Estatística (INE), do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, é co-autor do programa de computador. A gestão do ativo de propriedade intelectual é de responsabilidade da Unicamp e, em caso de comercialização, os royalties gerados serão divididos entre as partes conforme previsto no contrato firmado e publicado no DOU.
Sorry, the comment form is closed at this time.