Invenção do LEBm/HU-UFSC auxilia no campo de implantes ortopédicos

O pedido de patente “Dispositivo múltiplo de corrosão por atrito”, depositado pela Sinova, foi publicado na Revista de Propriedade Intelectual, em março de 2023.

A artroplastia total do quadril (ATQ) é um procedimento cirúrgico amplamente empregado nas últimas décadas e um dos mais efetivos tratamentos para pacientes com doença degenerativa de articulação coxofemoral. Porém, no corpo humano pode ocorrer a degradação das propriedades mecânicas de prótese de quadril que acarretam uma série de reações teciduais adversas. Buscando garantir a segurança e a eficácia de implantes médicos, existem normas técnicas que fornecem as diretrizes para avaliação pré-clínica dos implantes.

Produzida no Laboratório de Engenharia BioMecânica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (LEBm/HU-UFSC), a invenção se aplica ao campo de implantes ortopédicos, especificamente próteses de quadril, e se refere a um dispositivo para o ensaio de corrosão por atrito de três corpos de prova simultaneamente.

Seu objetivo é reduzir o tempo de ensaio e custo de execução, garantindo a qualidade de seus resultados e atendendo as diretrizes das normas técnicas  ABNT NBR 15670-4 e ASTM F1875. Além da fácil aplicabilidade e manufatura, possui baixo custo e pode ser adaptada a  qualquer máquina de ensaio de fadiga.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelos e-mails: vinicius.oliveira.s@posgrad.ufsc.br ou r.roesler@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a SINOVA em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 017941 4.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.