08 ago Invenção do EQA/UFSC cria processo de produção de cerveja com baixo teor alcoólico
Foi publicada na Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a patente “Processo de produção de cerveja” em julho de 2023.
A invenção, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EQA/CTC/UFSC), se refere a um processo de produção de cerveja – tipo sour – com baixo teor de álcool, ou sem álcool. A ideia foca na produção de uma cerveja light, acidificada pelo processo de ketlle sour (fermentação lática) e seguida de uma fermentação com cepas de leveduras não convencionais.
O consumo de cerveja pouco alcoólica – ou sem álcool – tem aumentado significativamente no Brasil e no mundo. A demanda é estimulada ao oferecer opções mais saudáveis, que podem ser consumidas por gestantes, que atendem aos regulamentos de trânsito mais rígidos e, até mesmo, por questões culturais e religiosas.
Envolvendo processos físicos e biológicos, a invenção trabalha na preparação de uma cerveja light e da fermentação de um mosto com cepa de levedura não convencional, Pichia kluyveri e Saccharomycodes ludwiigi, que geram uma bebida com pouco ou quase nenhum álcool. Além disso, a acidificação da cerveja é proposta como condição adicional do processo para beneficiar a qualidade sensorial do produto e diminuir a concentração final de carboidratos.
Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: (eqa@contato.ufsc.br). Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 025254 5.
Sorry, the comment form is closed at this time.