Equipe da UFSC fica em segundo lugar no 21° Startup Weekend Florianópolis/2023

De 20 a 22 de outubro, aconteceu o “Startup Weekend Health Florianópolis”, evento realizado pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), com apoio do Departamento de Inovação (Sinova) e do MED.Hub, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Startup Weekend é um evento global, da Techstars, cujo objetivo é montar uma startup em 54 horas. Neste ano, a equipe “Bora Dor”, da UFSC, alcançou o 2º lugar geral na competição.

A equipe desenvolveu uma solução para o mercado de dor crônica no Brasil, onde mais de 90 milhões de pessoas sofrem com esse problema. Durante o evento, a “Bora Dor” fez uma pesquisa de mercado, com foco na validação do problema. Com isso, verificou-se que a maioria das pessoas não controla adequadamente a dor, além de evitar tratamentos medicamentosos e não aderirem ao tratamento proposto por especialistas.

Pensando nisso, a equipe criou uma solução combinando wearables e tecnologia mobile. Utilizando o wearable, foi possível pensar em um dispositivo vestível e conectado à orelha, que utiliza estímulos elétricos para aliviar a dor. O dispositivo já foi validado por estudos clínicos e se conecta a um aplicativo de smartphone que controla os estímulos, monitora a dor e fornece orientações de autocuidado, por meio de ferramentas que potencializam a adesão ao tratamento.

Para Ari Ojeda Ocampo Moré, professor do curso de medicina da UFSC, o evento foi uma jornada intensa e de muita aprendizagem, além de uma grande imersão no mundo do empreendedorismo e inovação em saúde. “Tive a chance única de interagir com empreendedores de diversas idades e formações, todos unidos pelo mesmo propósito: criar soluções impactantes para a área da saúde. Essa troca de experiências e conhecimentos foi fundamental para ampliar minha visão sobre as possibilidades e desafios do setor. Além disso, o evento proporcionou momentos de validação de problemas, aprendizados colaborativos, onde ideias inovadoras surgiam a cada conversa.” – destacou Ari Moré.

A equipe do “Bora Dor” foi composta por Ari Ojeda Ocampo Moré, professor de medicina da UFSC; Bruno Bellini Andrighetti, Rafael Curtarelli Soccol e Elizeu Neto, estudantes de economia da UFSC; Letícia Pamplona Cabral, estudante de engenharia mecânica da UFSC; Rodrigo Oliveira, gestor e consultor de TI; Felipe Favero, médico anestesiologista SANE Poa RS; Jonas Fontanella Moroso, estudante de engenharia de software da UniCesumar; Rúbia Caroline Paz Roseno da Silva, estudante de medicina da UFSC; e Vitor Luiz Paz Roseno da Silva, estudante de ciência da computação da UFSC.

“A equipe de organização e de mentores do SW Floripa foi impecável tanto na dinâmica do evento quanto na qualidade dos feedbacks. O espaço da Associação Catarinense de Medicina e a integração do SW com o Summit Saúde também foram grandes diferenciais do evento! Saí de lá não apenas inspirado, mas também com uma rede próxima de contatos com pessoas com entusiasmo em transformar a saúde através da inovação” – finalizou Ari.

Startup Weekend Florianópolis.

O Startup Weekend é um evento global da Techstars que tem o objetivo de montar uma startup em 54 horas, ou seja, um final de semana para validar uma ideia de negócio. Todos os participantes são orientados durante o evento pela metodologia da Techstars para a validação do negócio com o acompanhamento de mentores com ampla experiência em empreendedorismo e inovação.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.