20 set INPI lança índice que retrata cenário da inovação no Brasil
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) lançou a primeira edição do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID) no dia 5 de agosto. O IBID oferece um panorama completo e atualizado da inovação no Brasil, avaliando o desempenho dos ecossistemas locais de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) nas cinco Grandes Regiões e 27 Unidades da Federação.
O índice identifica líderes nacionais e regionais em inovação, classificando estados e regiões com base em critérios que incluem resultados do processo inovativo e fatores influenciadores. O objetivo é identificar potencialidades e desafios regionais para orientar políticas públicas e estratégias corporativas.
De acordo com os dados da primeira edição do IBID, referente a 2024, as cinco economias mais inovadoras do Brasil são as seguintes: São Paulo (0,891), Santa Catarina (0,415), Paraná (0,406), Rio de Janeiro (0,402) e Rio Grande do Sul (0,401). A média nacional é de 0,291.
Confira os dados completos do IBID 2024.
Considerando as regiões do País, os líderes são os seguintes: São Paulo (Sudeste), Santa Catarina (Sul), Distrito Federal (Centro-Oeste), Rio Grande do Norte (Nordeste) e Tocantins (Norte), praticamente empatado com o Amazonas.
Ainda em 2024, o INPI irá consolidar os dados em relação aos anos anteriores, construindo uma série histórica.
Sobre o IBID
Desenvolvido com base na metodologia do Índice Global de Inovação (IGI) da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o IBID utiliza 74 indicadores distribuídos em sete pilares: instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia, e economia criativa. Na edição de 2023 do IGI, o Brasil ocupou a 49ª posição no ranking mundial e a primeira na América Latina e Caribe.
Com informações do INPI
Sorry, the comment form is closed at this time.