
31 mar SINOVA e Sapienza auxiliam estudantes universitários em uma jornada rumo ao empreendedorismo. Saiba como acessar!
O cenário empreendedor no Brasil vem se expandido cada vez mais. Segundo dados da pesquisa Monitoramento Global do Empreendedorismo (GEM) de 2023, cerca de 48 milhões de brasileiros sonham em ter seu próprio negócio. Entre os principais resultados apresentados na pesquisa, a pandemia de COVID-19 foi fator determinante para mais oportunidades ligadas ao empreendedorismo.
Cerca de 49,6% das atividades empreendedoras surgiram por necessidade, atendendo ao cenário de crise. A expectativa é que o número continue crescendo nos próximos anos, podendo chegar a 70% com a retomada econômica, queda do desemprego e o controle da inflação.
Com um ambiente propício para a construção de novos negócios, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem fomentando, junto a sua graduação e pós-graduação, um ambiente que auxilia os estudantes a construírem sua jornada empreendedora, atendendo as necessidades sociais e do mercado atual. Na aba ‘Portal do Conhecimento > Currículo de Inovação’ do site da SINOVA, você pode ter acesso às principais iniciativas do departamento para o fomento às áreas de empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e criatividade.
Um dos destaques é sua parceria com a Sapienza, um ecossistema com soluções e programas para inovação, empreendedorismo e gestão de negócios. Com foco em estudantes de graduação da UFSC, a “Jornada do Estudante Empreendedor” é uma parceria entre SINOVA e a Sapienza para preparar uma jornada com as disciplinas de graduação da UFSC.
Apoiada pela ‘Rede de docentes empreendedores’, a UFSC disponibiliza uma série de disciplinas que potencializam as competências e habilidades, auxiliando na construção de uma atitude diferenciada frente aos desafios do dia a dia. Na Jornada, é possível escolher as disciplinas, conforme o estágio de conhecimento de cada estudante.
Utilizando a metodologia Sapienza, é possível construir conhecimentos sobre a intenção empreendedora, identificar oportunidades de modelos de negócios, desenvolver soluções, conquistar os primeiros clientes, como estruturar um negócio e seus ganhos de mercado. Além disso, também é possível dividir seus conhecimentos em quatro frentes principais:
- Quero melhorar um negócio existente: para quem deseja desenvolver competências para inovar em organizações ou intraempreender.
- Quero criar um negócio: para quem deseja desenvolver competências a partir da criação de uma startup, negócio de impacto socioambiental ou empreendimento social.
- Quero construir projetos, pesquisas, tecnologias e inovações: para quem deseja desenvolver competências por meio de pesquisas e da criação de projetos e inovações.
- Inove na sua área: onde você descobre se há disciplinas para o seu curso voltadas para a inovação e o empreendedorismo.
Quer saber mais? Acesse a apresentação completa e construa sua Jornada.
No Comments