Programa de computador desenvolvido no CTS/UFSC auxilia na análise de rede de citações bibliográficas

Em novembro de 2024, a Revista de Propriedade Intelectual do Instituto de Propriedade Industrial (INPI), publicou a concessão do programa de computador “CitaMetrics”. O programa foi desenvolvido em  Python em no Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá (CTS/UFSC).

O programa é uma  aplicação web voltada para a análise de redes de citações bibliográficas, por meio do método Main Path Analysis (MPA). O programa é capaz de coletar, via web scraping (ferramenta de captura), dados de referências bibliográficas de publicações indexadas em bases de artigos (SBC Open Lib); além de permitir a eliminação de referências bibliográficas redundantes; calcula o caminho principal (main path) em uma rede/grafo de citações e exibe as informações em um grafo interativo; e calcula métricas relevantes para o grafo de citações.

Disponível para o uso por bibliotecários e pesquisadores, a CitaMetrics está disponível pelo link e pode ser expandido para oferecer outros métodos bibliométricos, já que é a única aplicação web que realiza a análise de uma rede de citações pelo método MPA.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: comunicacao.ara@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a SINOVA em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2024 004226 1.

No Comments

Post A Comment