Programa de computador desenvolvido no PPGEGC auxilia na classificação de subcategorias de textos de patentes

Em novembro de 2024, a Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), publicou a concessão do programa de computador “PatRec – Patent Recommende”. Utilizando a linguagem de programação Python, o programa de computador foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC).

O modelo se baseia em um programa de computador que recebe como entrada um texto não estruturado de uma patente, e retorna como saída uma lista de subclasses ordenadas, que representam a área tecnológica da patente. O modelo utiliza redes neurais, do tipo transformers, para extrair as características relevantes do texto e compará-las com as descrições das subclasses.

Outro ponto de destaque é a utilização de grafos de conhecimento para representar as relações entre as subclasses e os conceitos técnicos das patentes. As informações permitem gerar um tipo de ranking de subclasses que melhor se adequa ao texto da patente.

Um uso de destaque do programa se dá pelo auxílio a examinadores de patentes na tarefa de classificação, já que fornece sugestões e explica os critérios usados. O modelo foi desenvolvido e testado usando dados do USPTO, um dos principais escritórios de patentes do mundo.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: ppgegc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a SINOVA em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2024 004191 5.

No Comments

Post A Comment