
17 jul SINOVA UFSC Startup Mentoring reúne 13 equipes de disciplinas para pitch final. Confira mais detalhes abaixo!
Na última sexta-feira (11), no Sebrae Hub, aconteceu a final do “SINOVA UFSC Startup Mentoring – Ciclo 2025/1”. Reunindo 13 equipes, oriundas de disciplinas, o programa foi finalizado com a apresentação dos pitchs finais de modelos de negócios, que competiram pelos primeiros lugares da competição.
Nesta edição, as equipes reuniram e testaram os conhecimentos adquiridos durante o programa, e foram avaliados por especialistas do ecossistema de inovação e do cenário empreendedor catarinense: Silvia Carvalho, Coordenadora do Núcleo de Startups do SEBRAE; Eliza Coral, Assessora Sênior na Diretoria de Inovação e Competitividade da FIESC e na Superintendência do IEL/SC; e Geraldo Campos, CEO do Sapienza.
Para Clarissa Stefani Teixeira, Diretora de Inovação da SINOVA, a edição reforçou o quão importante é impulsionar o cenário empreendedor na universidade e como este pode ser essencial para aproximar academia e mercado. “Estamos rodando duas edições do Mentoring anualmente. Além de mostrar todo o potencial dos nossos estudantes, também contribuímos com a construção de uma UFSC mais empreendedora e inovadora, dando espaço para que novas ideias surjam diariamente”.
No Ciclo 2025/1, as equipes Capyloc, All Vite e Blocktrace foram as campeãs da edição respectivamente, alcançando o primeiro, segundo e terceiro lugar. Todas as equipes conquistaram medalhas, day use na Miditec CIA Sapiens, kit de produtos e mentoria coletiva da ACATE, mentoria e universo Sapienza, mentoria SINOVA e kit de produtos, ingressos para o Startup Summit e Summit Delas, gravação em estudo para material digital da startup e mentoria em branding pela TXM. E o primeiro lugar garantiu o troféu da edição e ingresso para o Startup Summit.
O primeiro lugar ficou com a equipe Capyloc, de Guilherme Lacombe Oliva da Fonseca, Marcos Garcia Labadie. Com foco no mapeamento de capivaras em áreas urbanas, a ideia de negócio surgiu da disciplina “Teoria Geral de Sistemas” do Centro Tecnológico (Campus Florianópolis), mediada pelos professores Gertrudes A. Dandolini e Vinicius Ramos.
Já o segundo lugar ficou com a All Vite, equipe composta por Luiz Felipe Mattos Ferreira, Sabrina Isabel Pires, Lucas Eduardo Gomes, que foca na transformação de resíduos de vinho em óleo. O modelo de negócio foi desenvolvido na disciplina de “Gestão dos Negócios Agroindustriais” do Centro de Ciências Rurais (Campus Curitibanos), mediada pelo professor Estevan Felipe Pizarro Muñoz.
O terceiro lugar ficou com a equipe Blocktrace, de Arthur de Lara Machado, Felipe Fagundes Pacheco, João Victor Cabral Machado Monteiro e Leonardo Dias Gutterres. A solução da equipe focava em uma infraestrutura baseada em blockchain que cria passaportes digitais auditáveis, imutáveis e acessíveis para produtos industriais. A equipe desenvolveu o projeto na disciplina “Tecnologia Blockchain e Criptomoedas” do Centro Tecnológico (Campus Florianópolis), ministrada pelo professor Jean Martina.
Para Gustavo, da equipe Via Guia, a participação no Mentoring 2025/1 foi ótima para agregar mais conhecimento em sua jornada. “Foi bem legal vir aqui e poder receber essas informações e comentários dos jurados, e foi bem interessante conhecer mais dos projetos. Realmente é uma experiência, mesmo estando aqui só com um projeto. Receber essas ideias é bem legal e agrega bastante para todo mundo, principalmente quem trabalha nessa área de tecnologia e informação”.
Já Mharla, da equipe Mulheres Tech, comentou que participar do evento foi enriquecedor não só para a construção das suas ideias, mas também para si mesma. “Eu venho de outro evento, participei do Level Up na UFSC, do professor Mauro, e no primeiro dia do evento ele falou pra gente apresentar uma ideia no quadro. Apresentei a minha ideia e aí já começou um processo de parar de ter vergonha e começar a acreditar em mim, a acreditar nas minhas ideias. A gente cresceu muito, conseguiu muitas parcerias e eu também cresci muito com essas experiências. Ganhei amigas e acreditei no potencial das nossas ideias” – finalizou.
Quer saber mais sobre o Mentoring e como participar da próxima edição? Entre em contato com o time da SINOVA pelo email: sinova@contato.ufsc.br, e não deixe de conferir as notícias do nosso site e nas redes sociais.
No Comments