SINOVA participa de painel focado em inovação tecnológica no Brasil

No dia 22 de agosto, o Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (SINOVA/UFSC) participou do painel “A universidade, as startups e o processo de inovação tecnológica no Brasil”. O evento fez parte da programação do Simpósio Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção Civil (SBTIC) e do Workshop de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos (TECSIC), eventos promovidos pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC).

Acesse mais informações sobre o evento aqui.

Com moderação do professor Flávio Maranhão (USP), o painel ainda contou com a participação de Izadora Scariot (Softplan), Douglas Veronez (Emerge), Cláudio Mitidieri (IPT), e Gabriela Celani (UNICAMP). Na pauta, foram discutidos como universidade e startups vem impulsionando a inovação no Brasil e qual o papel de cada uma delas para a ampliação do ecossistema regional e nacional.

Clarissa Stefani Teixeira, Diretora de Inovação da SINOVA, apontou que os laços entre universidade e empresa devem se estreitar ainda mais. “Estamos em um novo processo junto ao ecossistema de inovação. Conhecimento e negócios se entrelaçam e começam já na universidade. A SINOVA vem desenvolvendo uma série de programas e projetos que viabilizam isso e impulsionam também o empreendedorismo junto aos estudantes” – destacou.

Sobre o SBTIC e o TECSIC

Os dois eventos integram professores, pesquisadores e profissionais do mercado para discutir a temática da “Industrialização, Digitalização, Desempenho”. Florianópolis foi escolhida para sediar o evento de 2025, em conjunto com a organização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além dos artigos científicos, pretende-se envolver o ecossistema das startups e construtechs, bem como ter cases apresentados por empresas de construção modular que tem sido destaque no cenário brasileiro. O foco do evento é fomentar o diálogo entre universidade e mercado, além de dar um novo impulso à industrialização da construção por meio da adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) e de outros processos e tecnologias associadas à Transformação Digital.

No Comments

Post A Comment